Pampa

Pampa, Campos do Sul ou Campos Sulinos, são termos genericamente dados à região pastoril de planícies com coxilhas. O Pampa gaúcho, é uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupando cerca de 63% do território gaúcho e 2,07% do território nacional.


O Pampa se estende ainda pelos territórios do Uruguai e pelas províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entre-ríos e Corrientes, ocupando na América do Sul uma área aproximada de 750 mil km². O bioma exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade. Em sua paisagem predominam os campos, entremeados por capões de mata, matas ciliares e banhados. O bioma Pampa exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade. Os campos se constituem numa fonte de alimentos para diversas espécies que estão na base de nossa cadeia alimentar.


Clique nas imagens para vê-las em maior tamanho.
[Crédito de imagens, fotos 1 e 2, Santa Clara, ©Chico Ferreira].
[SourcesWikipédia | MMA, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade e Florestas | Haras La Pampa].

Comentários

  1. Claudete Silveira Nunes28 de agosto de 2011 às 22:20

    Eta Povo aguerrido!!!!!
    Terra de SEPÉ TIARAJU,BENTO GONÇALVES,ÉRICO VERÍSSIMO,MÁRIO QUINTANA,GETÚLIO VARGAS, o RIO GRANDE mescla guerra e poesia -mais poesia do que guerra-em sua história.....TEXTO MUITO LEGAL ..CLAU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário