Primeiro robô humanoide com músculos e articulações




O projeto Eccerobot resultou no primeiro robô já criado com juntas, tendões e músculos artificiais.



Robôs com padrão humanoide tentam imitar a forma humana, mas os mecanismos utilizados são muito diferentes dos existentes em seres humanos, e as características dos robôs refletem isso. De modo que as limitações são severas quanto aos tipos de interações de tais robôs, no conhecimento que podem adquirir de seu meio, e, portanto, sobre a natureza de seu envolvimento cognitivo com o meio ambiente.
No entanto, um novo tipo de robô está sendo desenvolvido pelo consórcio do projeto - um robô anthropomimetic. Em vez de apenas copiar a forma exterior de um ser humano, ele copia as estruturas internas e mecanismos - os ossos, articulações, músculos e tendões - e, portanto, tem o potencial dos humanos como ação e interação no mundo.
O Eccerobot ainda está em fase de testes e constitui apenas em um robô que representa a parte superior do corpo humano, com foco nos movimentos das mãos, braços e cabeça. Futuramente, a tecnologia pode auxiliar na criação de máquinas capazes de realizar tarefas complexas e delicadas. Uma das possibilidades é que a tecnologia possa eliminar a presença humana em trabalhos de alto risco.

Veja o vídeo,


[fontes, eccerobot | tecmundo, por Caroline Hecke].


Comentários

  1. Interessante,curioso,maravilhoso nem tanto,,,,mas com certeza assustador....e assim caminha a humanidade robôtica....mas tua postagem como sempre excelente ...bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário