Santos Dumont


Hoje, o Google, através do seu doodle, homenageia Santos Dumont, 
pelo seu 139° aniversário.

Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira a 20 de julho de 1873. Foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro sendo considerado por muitos como o 'pai' do dirigível, do avião e do ultraleve.
  [Retrato de Santos Dumont ©Nelson Cruz].
                                      
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais reconhecidas do mundo durante o século XX.
Continuou sua série de experimentos com seu avião, o 14-Bis, - também conhecido como o 'Bird of Prey' -, no Bois de Boulogne, fazendo dois lances de cinco a seis segundos, cobrindo 50 e 60 metros de cada vez.


Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Na França, o crédito é dado a Clément Ader que efetuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de Outubro de 1890.
O 14-Bis teve sua decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente pelo publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.

Em 23 de julho de 1932, suicidou-se em Guarujá, aos 59 anos de idade. Seu corpo está enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

[Casa de Santos Dumont, imagem, Alexandre Machado].
                                                      
[Fontes, Ademir Antônio Bacca | AcePilots | Wikipédia].

Comentários