Segundo maior salto livre na estratosfera



O paraquedista austríaco Felix Baumgartner fez o seu segundo salto livre na estratosfera nesta quarta-feira última, dia 25. Pulou de mais de 29 quilômetros acima da superfície terrestre – três vezes mais a altitude utilizada pelos aviões comerciais.


Baumgartner se manteve em queda livre num tempo de 3 min e 48 segundos antes de abrir seu paraquedas. A sua velocidade durante a queda chegou a 862 km/h.

Segundo ele, -'foi uma sensação completamente diferente. Não há controle quando você sai da cápsula, não há como ficar estável'. 

É um recorde pessoal para Baumgartner. No próximo mês, pretende saltar de uma altura de 37 quilômetros. Sua intenção é quebrar a barreira do som com o próprio corpo.


Joe Kittinger, recordista, já pulou de altitude de 31 quilômetros em 1960, pela Força Aérea Americana.  Kittinger, hoje com 84 anos, acompanhou o salto livre de Baumgartner.

Baumgartner no entanto, não vai chegar perto do que se denomina espaço, mesmo em seu salto final. O espaço sideral começa na 'marca' dos 100 quilômetros de altitude.

Assista ao vídeo,
Fontes, iG | Globo/Fantástico.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas