Voyager, no limiar da fronteira do Sistema Solar

                                                                                 
                                                
Voyager 1 at the Final Frontier. [Credit image, Nasa].

Na borda da heliosfera do nosso sistema solar, a Voyager 1, lançada em 1977, detectou um aumento acentuado de raios cósmicos oriundos do espaço além do nosso sistema. Isto significa a possível entrada da sonda no espaço interestelar.

  [Credit image, NASA | MOSS & FOG].

Segundo a Nasa, a nave observou um aumento na intensidade do fluxo de partículas cósmicas e isto acontece quando estrelas vizinhas explodiram em supernovas, uma característica do espaço interestelar.

Para cobrir os 17,8 bilhões de quilômetros que separam a sonda da Terra, os dados enviados levaram 16 horas e 38 minutos viajando à velocidade da luz. 

'As leis da física dizem que um dia a Voyager vai se tornar o primeiro objeto feito pelo homem a entrar no espaço interestelar , mas ainda não sabemos exatamente quando isso  vai acontecer ', disse Ed Stone, cientista do projeto, no California Institute of Technology  de Pasadena, em um comunicado. Esse tempo parece ter chegado.

É esperado um funcionamento da nave até 2020 e, possivelmente, até 2025. Sem dúvidas, o projeto Voyager, um dos maiores sucessos da NASA.

Assista ao vídeo,


Publicado em 26/06/2012 por .

Comentários

  1. A conquista da Sonda em vídeo - http://www.ets-e-ovnis.com/2010/12/sonda-voyager-chega-ao-limite-do.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário