Sonda vai auxiliar Curiosity na chegada à Marte

Sonda vai auxiliar chegada de robô a Marte.
A sonda espacial europeia Mars Express, um dos três orbitadores de Marte, vai prestar assistência à Nasa durante a delicada chegada do robô Curiosity, prevista para segunda-feira, explicou nesta sexta Michel Denis, encarregado das operações de voo.

A sonda da Agência Espacial Europeia, ESA, orientará suas antenas para a trajetória da nave espacial Mars Science Laboratory, MSL, que transporta o robô.

A Mars Express poderá, assim, seguir o MSL durante vinte minutos antes de entrar na atmosfera marciana e atravessá-la 'praticamente até que toque o solo marciano' disse Michel Denis, em entrevista à AFP.

A Mars Express gravará um sinal de rádio indicando como transcorre a 'aterrissagem', completando assim os dados coletados pelos dois orbitadores americanos de Marte: Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

A sonda Mars Express, em funcionamento desde 2004, 'é um dos pontos de enlace entre a Terra e os elementos que aterrissaram ou vão aterrissar em Marte', destacou Denis.


Concebida para durar um ano marciano ou dois anos terrestres, a Mars Express está 'ainda em bom estado', disse Michel Denis, que espera que funcione até 2018 ou 2020, tempo necessário para que outra missão europeia chegue a Marte.

Complementa, - 'este esforço conjunto demonstra que temos ao redor de Marte a primeira rede interplanetária e inter-agências'.



Comentários