Hubble, a foto mais distante


A imagem do telescópio Hubble, no chamado 'campo profundo extremo', permite aos cientistas ver galáxias a uma distância de mais de 13,2 bilhões de anos-luz.

Campo profundo extremo, the extreme Deep Field - XDF. Nesta área do espaço, na constelação de Fornax, o Hubble telescope capturou essa imagem, depois de muitas horas de exposição à uma luz fraca, revelando milhares de galáxias, o 'retrato' mais profundo do universo jamais visto.


Pela combinação de cerca de 2.000 imagens deste campo ao sul de Fornax, foi possível ao Hubble registrar toda a luz que emana desta 'pequena' área.

Podemos ver na foto, milhares de galáxias a distâncias de bilhões de anos-luz.
Clique na imagem abaixo para vê-la num tamanho maior,


A luz das galáxias leva bilhões de anos para chegar até nós. Então, o que vemos, é uma imagem como se estivéssemos olhando para trás no tempo.

É uma imagem incrível, espetacular.

O Hubble telescope é um projeto da NASA e da Agência Espacial Europeia, ESA. Foi lançado em 1990, e o seu funcionamento está prevista até 2018.

O Hubble será substituído  por um telescópio mais poderoso, o James Webb Space Telescope.
Ao lado, a concepção artística do telescópio.
A construção do 'James Webb' deverá contar com a participação da Agência Espacial Canadense, da Agência Espacial Européia e da NASA.



[Fontes, NASA | ESA - G. Illingworth, D. Magee, and P. Oesch, University of California, Santa Cruz; R. Bouwens, Leiden University; and the HUDF09 Team].
[hypeScience | TheTimeOfPress | Wikipédia].

Comentários

  1. d+ essa foto,com milhares de galaxias.e o homem ainda tem a presunção de se achar o unico ser inteligente do universo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens que o Hubble captura são incríveis...mas esta realmente é d+. Obrigado pelo comentário. Abraço.

      Excluir
  2. Excelente post,espetacular imagem,mas só estamos vendo essa imagem por causa dos Telescope Hubble que os inteligentes homens da terra o fabricaram.....Abraço_____________-Clau.

    ResponderExcluir
  3. ow,muito bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendados,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, obrigado pelo comentário. É bom saber que em qualidade o blog está no caminho certo. Venho batalhando a bastante tempo para que possa apresentar um bom trabalho mas, ainda tem chão pela frente.
      Quanto ao blog www.rastreamentodecelular.net não o conheço.
      Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário