Fámjin

Aldeia Fámjin, Faroes Islands. [Photo by Erik Christensen, Porkeri].


 Fámjin é uma aldeia situada na costa sudoeste da ilha de Suðuroy, no sul do arquipélago das Faroes, envolvida por montanhas elevadas.
A população de Fámjin possui cerca de 100 habitantes -o censo de 2009 apontou 111 habitantes-. Durante os meses de verão, a população aumenta significativamente, devido à chegada de muitas pessoas naturais da ilha, que vivem noutros locais das Faroes ou mesmo pessoas de outros países.

 Até 1939, não existia nenhuma estrada que conduzisse à Fámjin, o que a tornava uma das povoações mais isoladas da ilha de Suðuroy.
 A igreja da aldeia, data de 1876, projetada pelo islandês Guðbrandur Sigurðsson. No seu interior, encontra-se uma pedra rúnica do século XVI e a primeira bandeira do arquipélago, a Merkið.

[Photo by Erik Christensen, Porkeri].

 As Ilhas Faroes, também conhecidas como Faroés ou Féroes, em dinamarquês Færøerne, é um arquipélago ligado politicamente à Dinamarca.  Localiza-se no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia.

Localização da Ilhas Faroe. [Photo by TUBS].

 O conjunto é formado por 18 ilhas maiores e outras menores, desabitadas, que acolhem, ao todo, 47.000 pessoas em uma área de 1.499 km². Na ilha maior,  Streymoy,  encontra-se a capital, Tórshavn, com  uma população ao redor de 16.000 habitantes . As terras mais próximas são as ilhas mais setentrionais da Escócia e a Islândia, situada a noroeste.

Map of the Faroe Islands. [Photo by Oona Räisänen].


 As Ilhas Faroes são autônomas desde 1948, mas não aderiram à União Europeia. Gradualmente têm alcançado maior autonomia com a possibilidade, no futuro, de tornarem-se independentes da Dinamarca.
Como território autônomo, a sua administração apresenta o Alto Comissário - representante da Rainha da Dinamarca -. O parlamento unicameral é formado por 32 membros (Logting) e conta com um primeiro-ministro que é o chefe de governo.

 Clique nas imagens para vê-las em full size!

[CreditWikipédia].

Comentários

Postagens mais visitadas