Pedro Weingärtner


Pedro Weingärtner, nasceu em Porto Alegre à 26 de julho de 1853 —, faleceu, com 76 anos, à 26 de dezembro de 1929, em Porto Alegre. Pintor, desenhista e gravurista teuto-brasileiro.
Filho de imigrantes alemães, com 24 anos decidiu dedicar-se à pintura e foi estudar na Europa às suas próprias custas. Depois de algum tempo passou a ser financiado pelo imperador Dom Pedro II. Permaneceu vários anos frequentando locais importantes sob a orientação de professores renomados. Mais tarde instalou um atelier em Roma e, viajava com frequência para o Brasil, onde em várias exposições conheceu a fama, sendo considerado um dos melhores pintores brasileiros da época. Nos seus últimos anos fixou-se em Porto Alegre, quando passou a concorrer com pintores da nova geração, inclinados para a estética modernista. 

Carreteiros gaúchos chimarreando, 1911. [Pinacoteca Aldo Locatelli].
Pedro Weingärtner, cerca de 1890. Acervo documental do MARGS.
Weingärtner,  possuía uma técnica refinada, muito detalhista e, na sua trajetória se aproximou da fidelidade fotográfica. Deixou também vários trabalhos em gravura em metal, outro campo em que foi um precursor no Brasil.
Considerado por muitos como ultrapassado, Neiva Bohns comentou sobre Weingärtner, " infelizmente, a história deste artista, como de muitos outros que não aderiram aos procedimentos modernistas, ficou estigmatizada por uma classificação em que tudo o que se refere ao academicismo parece lembrar conformismo, subserviência aos padrões estrangeiros e espírito conservador".
No Rio Grande do Sul Pedro Weingärtner é considerado como o mais notável dos seus pintores acadêmicos e como uma figura fundamental para o entendimento da evolução das artes no estado na virada do século XIX para o século XX.
[fonte, Wikipédia].
Guerra dos Farrapos,1835-1845.
Veja postagens anteriores, 

Comentários