Folha de lavanda | concurso de fotografias


Folha de Lavanda fotografada com medida de cerca de 200 mícrons.
Lavanda, nativa da região mediterrânea, é um arbusto perene que cresce cerca de 3 metros de altura, apresenta pequenas flores azuis ou roxas e folhas estreitas na cor cinza.


A Lavanda produz um óleo essencial com matizes doces que podem ser utilizados em bálsamos, pomadas, perfumes, cosméticos e aplicações tópicas.
As imagens microscópicas 'folha de lavanda' e as reproduzidas abaixo são lindas e finalistas do concurso Wellcome Image Award. Ao total foram 16 fotos selecionadas para a última etapa. As imagens foram escolhidas tanto pelo lado estético quanto pela importância científica
Reproduzimos aqui 3 das 16 fotos selecionadas, 'folha de lavanda', 'cristais de cafeína' e 'cristais de loporemida'.

Segundo Catherine Draycott, chefe do concurso, em declaração ao periódico britânico Daily Mail, 'elas oferecem às pessoas uma chance de se aproximar da ciência e promover beleza a investigação científica de um modo diferente, fornecendo informações importantes sobre nós mesmos e o mundo que nos rodeia'.


Cristais principais de cafeína, fotografados com medidas de cerca de 40 mícrons de comprimento.


Varredura de cristais loporemidaDroga anti-motilidade utilizada para tratar diarreia.  O grupo de cristais mede cerca de 250 mícrons.

FOTOS (3) selecionadas para o concursoANNIE CAVANAGH E DAVID MCCARTHY.

Comentários

  1. Olá Chico Ferreira

    É curioso como essa planta se apresenta bonita na natureza. E ainda tem um perfume usado pelo homem.

    Uma obra de Deus, não é?

    Parabéns pelo blog.

    Em tempo, vim la do Dihitt.

    ResponderExcluir

Postar um comentário