Imagem do Universo em 3D


Foi divulgada no último dia 11, no 217º encontro da American Astronomical Society, a maior imagem já feita do Universo. Foi montada durante uma década e tem mais de um trilhão de pixels, o que significa que seriam necessárias 500 mil TVs Full HD, uma ao lado da outra, para visualizá-la na sua resolução máxima. Ela faz parte da oitava divulgação de dados (Data Release 8) do Sloan Digital Sky Survey (SDSS), sendo a primeira da fase três do projeto (SDSS 3).

O SDSS é o projeto que teve, até agora, o maior impacto na astronomia mundial. Suas imagens são a base de projetos abertos ao público em geral como o Galaxy Zoo,  em que 250 mil voluntários ajudaram a classificar milhões de galáxias captadas pelo SDSS, e o Google Sky
Assista ao vídeo,



A participação brasileira no projeto é coordenada pelo recém-criado Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LineA), sob a direção do astrofísico do Observatório Nacional (ON/MCT), Luiz Nicolaci da Costa. A equipe nacional participa tanto das pesquisas científicas quanto da distribuição dos dados, que é feita por meio da infraestrutura computacional montada para o - LineA -.

Comentários

Postagens mais visitadas