As sombras dos anéis de Saturno

As sombras dos anéis de Saturno

As sombras dos anéis de Saturno, 'desenhadas' na superfície, aparecem como uma faixa fina no equador nesta imagem obtida quando o planeta se aproximava de seu equinócio em agosto de 2009.
A iluminação que acompanha o equinócio, quando o ângulo em que a luz do Sol incide no planeta é mais baixo, escurece os anéis de forma significativa e produz estruturas fora do plano o que favorece a observação de contrastes estruturais mais ou menos brilhantes através dos anéis.

Essas imagens se apresentam durante os poucos meses que antecedem e logo após o equinócio de Saturno, que ocorre apenas uma vez no período equivalente a 15 anos terrestres. Antes e depois do equinócio, as câmeras da Cassini captaram não apenas as sombras previsíveis de algumas das luas de Saturno, mas também as sombras das recém-reveladas estruturas verticais nos anéis.

O hemisfério sul do planeta pode ser visto através do anel transparente D no canto inferior direito da imagem. Foram adicionados nos anéis mais brilho, com fator 9.5, em relação ao planeta, para melhorar a visibilidade.

Essa imagem foi feita com as câmeras apontadas para o norte, o lado não iluminado dos anéis, com a sonda num ângulo de, aproximadamente, 30º acima do plano dos anéis.
Foram utilizados filtros espectrais em vermelho, verde e azul que, combinados, produziram a imagem em cor natural.

As imagens foram obtidas pelas câmeras da nave Cassini, com uma grande angular, em 18 de julho de 2009, a uma distancia aproximada de 2,1 milhões de quilômetros (1,3 milhões de milhas) do planeta. 

A escala da imagem acima é de 122 km/pixel (76 milhas/pixel).

[A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato - JPL -, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, administra a missão de ciência da  NASA’s Science Mission Directorate, Washington, D.C. A Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações está sediado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado].

[FonteSpace Fellowship].

Comentários