BepiColombo

Concepção artística do BepiColombo aproximando-se de Mercúrio, numa jornada de 7,2 anos ao planeta mais interno do nosso sistema solar.

BepiColombo circulará pela Terra uma vez, em Vênus duas vezes e Mercúrio seis vezes antes de entrar na sua órbita definitiva.
O Módulo de Transferência de Mercúrio é mostrado à direita com acionamento de propulsores de íons e com suas asas solares estendidas, abrangendo cerca de 30 m de ponta a ponta. A asa solar de 7,5 m de comprimento do Mercury Planetary Orbiter no meio é vista estendendo-se até o topo. O Mercury Magnetospheric Orbiter está escondido dentro do protetor solar para a esquerda nesta orientação.

BepiColombo é a primeira missão da Europa para Mercúrio. Vai partir neste mês de outubro, mais precisamente no dia 20, numa jornada em direção ao menor e menos explorado planeta terrestre do nosso Sistema Solar. Quando chegar a Mercúrio, no final de 2025, irá suportar temperaturas superiores a 350°C e recolherá dados durante a sua missão nominal de 1 ano, com uma extensão provável de mais um período.

A missão compreende duas espaçonaves: a Mercury Planetary Orbiter (MPO) e a Mercury Magnetospheric Orbiter (MMO). O BepiColombo é uma missão conjunta entre a ESA e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), executada sob a liderança da ESA, European Space Agency.

[crédito imagem, spacecraft-ESA/ATG medialab | Mercury-NASA/JPL].
[crédito, ESA].

Comentários