Pinselstriche der deutschen Sprache,1

Pinselstriche der deutschen Sprache, pinceladas da língua alemã.

post 1 

Longe de pretender ensinar a língua alemã!
Apenas quero compartilhar tópicos importantes, dificuldades nas quais, - eu próprio -, tropeço no meu aprendizado diuturno.
Na medida do tempo disponível irei postando algumas 'Pinselstriche der deutschen Sprache!', - pinceladas da língua alemã! Clique na imagem abaixo para ouvir a pronúncia, 

Certamente irei me socorrer de sites e professores especializados em alemão. Acontecendo isto mencionarei, ao pé da página, os devidos créditos. Se alguém, por ventura, se sentir incomodado solicito a gentileza de fazer contato comigo.

August Macke, “Mit gelber Jacke”, 1913, aquarela, 
29.5 × 44.5 cm, 
Ulmer Museum, Ulm, Germany.

August Macke, (nascido em 3 de janeiro de 1887, Meschede, Westphalia, Alemanha, - falecido em 26 de setembro de 1914, Perthes-les-Hurlus, França) -, pintor alemão que era um líder de Der Blaue Reiter ("O Cavaleiro Azul"), um influente grupo de artistas expressionistas. Em 1914 Macke viajou com o pintor suíço Paul Klee para Túnis, na Tunísia, onde pintou uma série de obras utilizando cores puras. A ênfase na cor dessas pinturas, que são algumas de suas obras mais admiradas, demonstra o efeito que o cubismo órfico de Delaunay teve sobre ele. A carreira de Macke foi interrompida por sua morte prematura no segundo mês da Primeira Guerra Mundial, na frente de Champagne, na França , em 26 de setembro de 1914. Sua pintura final, Farewell , descreve o clima de melancolia que se instalou após a eclosão da guerra. Este foi também o mesmo ano em que pintou a famosa pintura Türkisches Café em München (1914).
'Auguste Macke, ein deutscher Maler, geboren im WestFälischen Meschede, produzierte Werke von großem Bildwert, die heute als Meisterwerke gelten'. 
Clique na imagem abaixo para ouvir a pronúncia, 
                                                                                                

Dica - use e abuse dos tradutores online! Eu, particularmente, uso muito o excelente Google tradutor para ter acesso à pronúncia de palavras isoladas e/ou textos. Também utilizo o Bing Microsoft translator.


O Idioma.
Sendo um dos principais idiomas do mundo, o alemão é a primeira língua de cerca de 95 milhões de pessoas e a língua nativa mais falada na União Europeia, UE. O idioma, também, é a terceira língua estrangeira mais ensinada nos Estados Unidos (depois do espanhol e do francês) e na UE (depois do inglês e do francês), a segunda língua científica mais utilizada, bem como a terceira língua mais usada em sites (depois do inglês e do russo). Os países de língua alemã estão em quinto lugar em termos de publicação anual de novos livros, sendo que um décimo de todos os livros (incluindo e-books) no mundo são publicados em língua alemã.

  Dann, wir beginnen! – então, começamos!
Podemos usar, também, a forma,
  Dann, auf geht’s! – então, vamos!então, vamos adiante!

Der Artikel – o artigo

[der Artikel, blogChicoFerreira].

Das Substantivo substantivo
O substantivo, na língua alemã, sempre é escrito com letra maiúscula, independente do lugar que se posiciona na frase. Os substantivos podem ser do gênero masculino, feminino ou neutro.
Die Beispiele – exemplos: [das Beispiel - o exemplo].
  Du bist ein Junge (der Junge). Meine Frau ist schön (die Frau). Er ist ein Kind (das Kind). Muita atenção quanto ao gênero. ‘Das Kind’, a criança, onde ‘Kind’ é um substantivo neutro.
  Die Sonne’ , o sol, onde ‘Sonne’ é um substantivo feminino. E veja só, ‘der Mond’, a lua, é masculino. 

Na língua alemã, o gênero não existe no plural dos substantivos. Então, o artigo definido, no plural. é ‘die’.
Importante, - procurar aprender cada substantivo com seu respectivo artigo, identificando o gênero.
Numa outra etapa, vamos ver que esses artigos estão sujeitos a alterações conforme o caso do substantivo.

Das Verbo verbo
Verb SEIN, verbo ser ou estar
O verbo sein, que significa ser ou estar, é um verbo irregular, muito usado no dia-a-dia. É também utilizado como verbo auxiliar, junto com o verbo haben, - ter, haver -, para formar o pretérito perfeito de outros verbos.
É muito importante dominar a conjugação deste verbo, pela frequência do uso e por ser irregular.
Exemplos de uso do verbo sein:

 Ich bineu sou.

 Sein oder nicht sein! – ser ou não ser.

 Du bist eine Frau – tu és uma mulher ou você é uma mulher

 Das Verb ist im Satz sehr wichtig – O verbo é muito importante na frase.

Auf geht’s! – Vamos adiante!

Konjugation, Verb SEIN
 Infinitiv - sein
Partizip Präsens - seind
Partizip Perfekt - gewesen

Indikativ
Indikativ Präsens
ich bin
du bist
er/sie/es ist
wir sind
ihr seid
sie/Sie sind

Hören Sie das Audio, ouça este áudio:
       

Este player usa cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies. Podemos coletar dados sobre uso para efeitos de análise. Divulgue essa informação para os visitantes de qualquer website em que você incorpore o reprodutor.


 Auf wiedersehen, bis bald! – adeus, até breve! 👍

Comentários