Livros

LIVROS
Livraria
Publicações, novidades, e-books, comics.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018.

Edgar Rice Burroughs.


Tarzan, o Filho das Selvas | Tarzan of the Apes.

Escritor norte-americano, n. em Chicago, Illinois, 1º/09/1875, f. em Encino, Califórnia, 19/03/1950.

Burroughs é conhecido pela criação de seus personagens, mundialmente famosos, Tarzan, John Carter e David Innes.

Tarzan, personagem de sua ficção, apareceu pela 1ª vez na revista All-Story Magazine em 1912 e foi publicado em formato livro em 1914. O personagem faz parte de mais de vinte livros e pipocou em diversos contos avulsos. Outros escritores também escreveram obras com o herói, entre eles, Barton Werper, Fritz Leiber e Philip José Farmer.
Tarzan, na história de Burroughs, é filho de um casal da aristocracia inglesa que são envolvidos em um motim e desembarcados na costa africana em plena selva virgem. Com a morte trágica de seus pais, Tarzan é criado por orangotangos (manganis na linguagem dos símios, criada por Burroughs).  Mas, seu verdadeiro nome, como descobre mais tarde, é John Clayton III, Lorde Greystoke. O nome Tarzan significa pele branca na linguagem simiesca. A obra é uma adaptação moderna da tradição mitológico-literária de heróis criados por animais.

Por ter sobrevivido e suportado as agruras da selva desde sua tenra idade, Tarzan desenvolveu habilidades físicas superiores às de atletas do mundo civilizado, além de se comunicar perfeitamente com os animais.

No final do primeiro volume, Tarzan of the Apes, o homem macaco renuncia ao amor de Jane e ao título. Somente no romance seguinte, The Return of Tarzan, de 1913, o casal passa a viver junto. 




A visão da África criada por Burroughs mostra um continente diferente da sua realidade, pois na sua ficção a selva africana esconderia civilizações perdidas e criaturas estranhas. Um fato interessante, Burroughs, nunca pisou o solo africano.

Tarzan of the Apes (Tarzan, O Filho das Selvas, no Brasil ou Tarzan dos Macacos, em Portugal) é o primeiro de uma série de livros sobre o personagem-título Tarzan. Ele foi publicado na revista pulp All-Story Magazine em outubro de 1912; a primeira edição em livro capa dura saiu em junho de 1914. Então, o personagem tornou-se tão popular que Burroughs continuou a série até a década de 1940. No total, foram lançadas vinte e quatro obras, sendo duas delas póstumas.


Acima, ilustração da sobrecapa.


Tarzan, o Filho das Selvas. Resumo da história.

Após um motim no navio em que se encontravam, os nobres britânicos Lord e Lady Greystoke são abandonados num determinado ponto da costa ocidental da África. O casal constrói uma cabana e aprende a sobreviver naquele ambiente hostil. Logo, nasce o filho, que recebe o mesmo nome do pai, - John Clayton.
Um ano depois, Lord e Lady Greystoke são mortos por Kerchak, o líder da tribo local de macacos. O pequeno órfão passa a ser criado pela macaca Kala, que lhe dá um novo nome, - Tarzan.
À medida que cresce, Tarzan aprende a língua dos manganis e descobre a cabana onde seus pais viveram. De posse de uma cartilha, aprende sozinho a ler e escrever o idioma inglês. Aos poucos, graças à sua inteligência e habilidades, impõe-se sobre os outros habitantes da selva. Acaba por matar Kerchak, o que o torna líder dos macacos.
Certo dia, Tarzan descobre um grupo de visitantes de além-mar, entre eles a jovem Jane Porter, seu pai Archimedes, e também William Cecil Clayton, na realidade seu próprio primo, o presumido herdeiro do título Greystoke. Tarzan protege a comitiva dos perigos locais e inicia um romance com Jane, mas sua dificuldade em se expressar não lhe permite revelar sua verdadeira identidade.
Um navio francês leva o grupo de volta para à civilização, porém o Tenente Paul D'Arnot é feito prisioneiro pelos canibais. Tarzan o salva e, em troca, D'Arnot lhe ensina a se comunicar entre os homens. Em seguida, partem para a Europa, pois Tarzan deseja reunir-se novamente com Jane, sua amada.


A Dança da Morte | The Stand
Stephen King

A Dança da Morte foi publicado pela primeira vez em 1978. Em 1990, houve uma nova edição, expandida.


O livro apesenta um mundo devastado por uma grande peste durante a década de 1980.
Um homem escapa de uma instalação de armas biológicas após um acidente. Leva consigo um vírus mortal conhecido por Captain Tripps, que sofre mutações nas semanas seguintes atingindo de modo implacável a maioria da população mundial. Entre os sobreviventes, duas facções se formam e se encaminham para um confronto entre forças do bem e do mal.
O livro vai ganhar uma adaptação para o cinema. A Warner Bros e a CBS Films se uniram para produzir um filme da obra.

O livro, com quase 1000 páginas, já foi adaptado para a TV em 1994, pela própria CBS e, mais recentemente, para os quadrinhos, pela Marvel.




Ótima leitura! Narrativa envolvente como sempre acontece quando "mergulhamos" nos livros de Stephen King.


Comentários

  1. OTIMA LEITURA.A IDEIA DE MUDANÇA DO SISTEMA MUNDIAL O BEM CONTRA O MAL, PESSOAS SE POSICIONANDO EM UM DOS LADOS,ENVOLVIMENTO DE SERES DE FORA DA TERRA E A VITORIA DO BEM NO COMEÇO OU RECOMEÇO DO SISTEMA TERRESTRE EMPOLGA E EMOCIONA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário